Urologia Pediátrica

Perguntas Frequentes

Quando devo procurar o Urologista Pediátrico?

Quando crianças e adolescentes estiverem com doenças nos órgãos genitais (pênis, bolsa escrotal e testículos) e no aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).

O que é Urologista Pediátrico?

O urologista Pediátrico é o médico que cuida de crianças e adolescentes com doenças dos órgãos genitais e do aparelho urinário.

Quais as principais áreas de atuação do Urologista Pediátrico?

  • distúrbios miccionais, incontinência urinária, enurese noturna(xixi na cama), bexiga neurogência:
  • infecção urinária e cálculos renais;
  • doenças congênitas do aparelho urinário, refluxo vésico-ureteral, hidronefrose(dilatação dos rins e ureteres), estenose de JUP;
  • doenças dos órgãos genitais, fimose, hipospádia(uretra mal posicionada) e outras;
  • doenças da bolsa escrotal e testículos, criptorquidia(testículos que não desceu),hidrocele, hérnia inguinal, varicocele, etc.

Urologista é médico só de homem?

Não. Além de cuidar dos orgãos genitais masculino, ele cuida também do aparelho urinário tanto de homens quanto de mulheres.

É muito comum crianças com problemas nos rins?

Sim, existem muitos casos.

Muita gente tem incontinência urinária ?

De acordo com estimativas atuais, cerca de cinco por cento da população brasileira sofre de perda de urina. No entanto, acredita-se que o total de pessoas afetadas seja ainda maior do que o mostrado pelas pesquisas, pois muitos portadores deste problema acabam não informando os profissionais de saúde que o(a) atendem. São milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, atingidas por um problema que, em geral, interfere significativamente na qualidade de vida.

O que é Circuncisão?

Circuncisão é a retirada do prepúcio (pele) que recobre a glande (cabeça do pênis).

É a cirurgia mais freqüentemente realizada no sexo masculino. Nos EUA 64 % dos meninos nascidos em 1.995 foram circuncidados (48 % no Canadá e 24 % na Grã-Bretanha)

A freqüência de circuncidados nos EUA variam entre grupos raciais e étnicos, com os meninos brancos sendo mais circuncidados que os afro-americanos, e estes mais que os hispânicos (81 % dos brancos, 65% dos afro-americanos e 54 % dos hispânicos).

Por que algumas crianças nascem sem os testículos no saquinho (bolsa escrotal)?

Prematuridade - na criança que nasceu antes de completar 9 meses de gravidez, pois não houve tempo de completar a descida dos testículos . A descida testicular pode se completar nos primeiros meses após o nascimento.

Criptorquia - são testículos que não completaram sua descida, permanecendo dentro da barriga (abdominais) ou no canal inguinal.

Testículos ectópicos - aqueles que durante a sua descida se desviam da rota principal do músculo que os direcionaria até a bolsa escrotal, e fixam-se na raiz da coxa, períneo, pênis, no outro lado da bolsa escrotal ou na região inguinal, mais superficiais.

Testículos retrateis ou migratórios - aqueles testículos que sob estímulos (frio, estresse, ...) são tracionados para a região inguinal (virilha) por um músculo (cremaster) hiperativo, mas que voltam para a bolsa escrotal (saco) e permanecem lá ao serem aquecidos num banho de assento ou quando o médico os puxa suavemente para dentro da bolsa escrotal.

Anorquia - é a não formação do testículo, portanto ele não existe, mas o outro sendo normal, poderá assumir as funções de produzir hormônios e espermatozóides, permitindo a masculinização e fertilidade.

Ausência do testículo, que após ter sido formado, nalgum momento da vida (antes ou depois do nascimento) sofreu um Torção do testículo, e necrosou.

O que é HÉRNIA INGUINAL?

Hérnia inguinal é quando os pais ou o pediatra notam um abaulamento ("bolinha") na região inguinal ("virilha") da criança, ou na bolsa escrotal ("saquinho") do menino, abaulamento este que cresce aos esforços ( choro, tosse, grito, espirro, evacuação,...).

Ocorre em 1 a 5 % das crianças, sendo 6 a 10 vezes mais freqüentes no meninos. Há necessidade de procurar um especialista o quanto antes, pois necessita de tratamento imediato.

Meu filho(a) apresentou infecção urinária,é normal?

Não. A infecção do trato urinário, é causada por uma colonização bacteriana do trato urinário. A bactéria mais comum é a E.Coli. Até os dois anos de idade a ITU é mais comum nos meninos, com a aumento da idade, ocorre uma inversão na incidência passando a ser mais comum nas meninas. Todas as crianças que apresentam ITU devem ser investigadas para alterações anatômicas do trato urinário.

Até quando é normal uma criança urinar na cama?

A idade considerada normal para o controle urinário noturno é de 5 anos de idade, porém podem ocorrer variações para mais ou para menos.

Normalmente não se indica tratamento para crianças que perdem urina na cama antes dos sete anos.

Com qual idade a criança adquire o controle da urina?

Durante o dia por volta de 2-3 anos de idade e o controle noturno até os cinco anos de idade, porém podem ocorrer variações para mais ou para menos. Normalmente não se indica tratamento para crianças que perdem urina na cama antes dos sete anos de idade.

Localização do Consultório do Dr. José Murillo

Localização

Av. Rio Branco, 2985 sala 605
Centro
Juiz de Fora/MG
36010-012

(32) 3218-9899

Localização completa do consultório do Dr. José Murillo, mostrando locais próximos para estacionamento, pontos de taxi e ônibus.

Fechar

Atendimento

Preencha todos os campos do formulário abaixo para enviar sua mensagem ao consultório do Dr. José Murillo

© 2014. Todos os direitos reservados.