Urologia Pediátrica

Crianças precisam de amor e disciplina

Disciplina é ensinar que a criança pode melhorar seu comportamento e a ter autocontrole. Crianças aprendem sobre respeito e autocontrole ao receber dos pais tanto amor quanto disciplina. Explicar a elas que as amamos e queremos que se tornem adultos responsáveis e competentes. Ser pai e mãe nos dias de hoje é para quem pode. Sim, porque pais e mães eficazes hoje em dia requer dar amor, conhecimento, esforço e tempo.  Isso mesmo, criança não é uma máquina que se aperta o botão certo, faz aquilo que queremos na hora; é preciso ter muita paciência, muito amor e muita dedicação para que nossos pequenos entendam as regras e normas da casa. Aliás, uma boa comunicação entre os pais e estabelecimento de regras limites promove uma boa educação.

Mas e na prática isso tudo precisa ser cercado de muitos exemplos e dos bons, viu. Com crianças e adolescentes ter uma regra e duas medidas não funciona, pois de nada adianta querer que suas crianças só comam à mesa se os pais não fazem o mesmo e pela desculpa da pressa, saem comendo pela casa. Os pais devem determinar os bons e desejáveis comportamentos dando os exemplos e também demarcando os maus e indesejáveis, mas de uma forma muito clara e que seja do entendimento dessa criança ou adolescente, respeitando sua fase de maturação. Sim, devemos saber que a mesma ordem e informação que seu filho de 8 anos recebe, não pode e nem deve ser da mesma forma que para uma criança de 2 anos. Lembrar que o bom comportamento deve ser reforçado com elogios se você deseja que ele se repita, e o mau comportamento também precisa ser corrigido e explicado o porquê não é adequado que a criança o faça, contudo é sempre bom lembrar que explicar não é berrar, gritar, esbravejar e/ou muito menos surrar a criança. As crianças de hoje em dia são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade; mas lembre-se: estabeleça expectativas realistas, respeitando a fase em que sua criança está. E como se faz para saber se uma regra é bem estabelecida? Simples assim: regra bem estabelecida é aquela que seu filho tem total capacidade de saber o que pode ou não e também dizê-la a alguém quando lhe perguntarem.

Pais e mães de crianças que não obedecem é porque ainda não conseguem dar instruções de forma clara, empática e eficaz aos seus filhos. Quando eu digo aprender a dar ordens, também não estou querendo dizer que vocês devam sair gritando como um sargento em treinamento. Entretanto se seu filho não costuma obedecer as suas ordens ou até se sai arremedando quando recebe uma bronca é sinal que ou você não está sabendo dar ordens ou, pior ainda, você não sustenta as ordens dadas!

Seja claro, diretivo e objetivo em suas ordens; para isso temos a sugestão de sete passos:

1 - Chegue perto da criança. Mantenha uma expressão séria no rosto. Olhe nos olhos da criança e mantenha contato visual.
2 - Ordens devem ser dadas sob a forma afirmativa.
3 - Diga o nome da criança (nada de usar nome no diminutivo e nem apelidos).
4 - Dê um comando simples, claro, direto. Exponha sua ordem pausadamente, checando-se sua compreensão.
5 - Apontando comportamentos concretos esperados. Com tempo limite para execução (realístico).
6 - Acompanhadas de verbalizações acerca de resultados positivos esperados. Seguidas de reforço verbal quando executadas.
7 - Sustente seu comando. 

Por: Especialista Adriana Montini

Fonte: http://www.vida10.com.br/index.php?op=noticia_mostra&idmateria=411

Localização do Consultório do Dr. José Murillo

Localização

Av. Rio Branco, 2985 sala 605
Centro
Juiz de Fora/MG
36010-012

(32) 3218-9899

Localização completa do consultório do Dr. José Murillo, mostrando locais próximos para estacionamento, pontos de taxi e ônibus.

Fechar

Atendimento

Preencha todos os campos do formulário abaixo para enviar sua mensagem ao consultório do Dr. José Murillo

© 2014. Todos os direitos reservados.